fbpx
Close
Ligue-nos: (45) 3028-9595
Siga-nos:
Suco detox: tudo o que você precisa saber para manter uma alimentação saudável

Suco detox: tudo o que você precisa saber para manter uma alimentação saudável

O suco detox, conhecido também como detoxificação, é uma bebida preparada com frutas e outros ingredientes naturais que ajuda a eliminar as toxinas que podem atrapalhar o bom funcionamento do nosso organismo, ou seja, ele ajuda a “limpar” o nosso corpo para uma melhor absorção dos nutrientes e minerais.

Considerada uma das melhores alternativas para quem pretende melhorar a saúde do corpo e emagrecer, os sucos detox se tornaram os queridinhos das famosas, caíram no gosto da população e foram parar direto nos cardápios de bares e lanchonetes de todo o Brasil.

Como o suco detox funciona?

O nosso corpo, por conta própria, já possui certos mecanismos que atuam nessa “limpeza” interna, como o fígado, por exemplo. Entretanto, como diariamente estamos expostos a uma série de substâncias com potencial tóxico muito alto, em excesso, acabamos não dando conta de removê-las e elas acabam se acumulando nos órgãos e tecidos – o que pode ser extremamente prejudicial.

Algumas combinações de ingredientes naturais, muitas vezes pouco prováveis, podem se tornar aliados de valor durante a sua dieta. Isso porque usando hortaliças diversas, principalmente as verdes, com frutas que possuem baixo índice glicêmico (aquelas que não elevam tanto a insulina no sangue), há o que chamamos de “limpeza metabólica”, é como se você estivesse formatando o seu organismo em modo de fábrica.

Para que o detox tenha um efeito a longo prazo e melhorar a sua qualidade de vida, ele deve ser alinhado a uma dieta saudável e balanceada. Não pode trocar as refeições pelo suco, isso é prejudicial para a sua saúde.

Qualquer um pode tomar suco detox?

Na verdade, o suco detox, apesar de ser saudável, possui algumas contraindicações:

– Grávidas

– Lactantes

– Pessoas com problemas gastrointestinais

– Pessoas imunossupressoras

– Diabéticos não controlados

De qualquer forma, é sempre importante buscar o acompanhamento de um nutricionista para que o seu emagrecimento seja saudável e proporcione qualidade de vida. Esse acompanhamento também evita o temido efeito sanfona.

Os sucos detox possuem outros benefícios?

Além de ser um ótimo aliado no emagrecimento e na limpeza do organismo, podemos considerar os seguintes benefícios:

– Melhoria na qualidade do sono

– Melhoria no funcionamento do intestino e trato digestivo

– Melhoria na pele, unha e cabelos

– Melhoria no sistema imunológico

– Diminuição da retenção de líquidos

– Auxílio na perda de peso

– Estimulação da memória

Receitas de suco detox:

Suco de maçã, laranja, limão, cenoura e gengibre

Ingredientes: 1 maçã sem casca, 4 cenouras, 1 limão inteiro, 2 laranjas e 1 pedaço de gengibre.

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificados, de uma vez, com meio litro de água. Depois, acrescente mais 1,5 litros de água e sirva.

Suco verde de limão, couve e pepino

Ingredientes: 1 folha de couve, suco de ½ limão, 1/3 de pepino sem casca, 1 maçã vermelha sem casca, 150ml de água de coco.

Como fazer: Bata todos os ingredientes de uma vez, no liquidificador. Em seguida, coe e beba – de preferência sem açúcar -.

Suco de melancia com gengibre

Ingredientes: 3 fatias médias de melancia, 1 colher de chá de linhaça triturada, 1 colher de chá de gengibre ralado.

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com muito gelo.

Suco de beterraba, couve e gengibre

Ingredientes: 1 beterraba, 2 folhas de couve, 1/2 pepino, 1 copo de água, 1 colher de café de gengibre ralado e 1 colher de folha de hortelã.

Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coe e sirva com gelo.

Suco de abacaxi e jabuticaba

Ingredientes: 1 fatia média de abacaxi, ½ xícara de jabuticabas com casca e ½ copo com água.

Como fazer: Bata os ingredientes no liquidificador, coe e sirva bem gelado.

Suco de tomate com limão e pimenta

Ingredientes: 200 ml de suco de tomate, 25 ml de suco de limão, 2 gotas de pimenta Tabasco (ou mais, se preferir), água com gás (a gosto).

Como fazer: Misture todos os ingredientes e sirva com gelo, de preferência em um copo de vidro.

Dicas sobre o suco detox:

Procure tomar o suco sem açúcar: quanto menos açúcar você ingerir, melhor será o efeito do suco detox no seu organismo.

Não faça a dieta líquida: o suco é um aliado importante, mas não baseie toda a sua rotina alimentar somente nos sucos, isso pode ser extremamente prejudicial à saúde. Se você tirar alimentos e deixar apenas líquidos em sua dieta, seu fígado ficará muito sobrecarregado. Além disso, o suco não proporciona toda a energia necessária para o organismo, portanto, você pode ter cansaço, dores de cabeça, tonturas e até mesmo desmaios.

Não cuidar da alimentação: se você tomar o suco todos os dias de manhã, mas não cuidar da sua alimentação ao longo do dia, ingerindo bebidas alcoólicas, produtos industrializados, açúcares e frituras, o suco detox não terá efeito. A mesma coisa acontece se você não se alimentar. A falta de alimentação não proporciona um emagrecimento saudável. Seu organismo poderá ficar desidratado sem os nutrientes e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Dieta restritiva e detox: fazer uma dieta muito restritiva com suco detox por mais de sete dias não terá o efeito esperado, muito pelo contrário, as chances de você ter um efeito sanfona se tornam ainda mais reais. É importante não deixar o corpo sem a energia. Isso diminui, também, a quantidade e a força dos seus músculos. O ideal é manter uma alimentação saudável, baseada em alimentos naturais e uma rotina de atividades físicas.

Procure um profissional: não acredite nessas dietas milagrosas sobre perder 10kg em uma semana. O emagrecimento deve ser alinhado junto à qualidade de vida e à saúde. Se você elimina, por exemplo, o glúten e a lactose da sua rotina alimentar durante um longo período, ao ingerir esses alimentos novamente, o seu corpo pode reagir, pois estará mais sensível. Procure um profissional para orientar você nesse processo de emagrecimento.

Gostou desse artigo? Assine nosso newsletter e receba todas as novidades do site diretamente no seu e-mail, basta clicar aqui.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Telefone: (45) 3028-9595
WhatsApp: +55 45 99800-5816
Rua Leodoro Fernandes, 101
Sala 06 em Foz do Iguaçu-PR