fbpx
Close
Ligue-nos: (45) 3028-9595
Siga-nos:
Tudo o que você precisa saber para se cuidar ao curtir o carnaval

Tudo o que você precisa saber para se cuidar ao curtir o carnaval

Estamos ainda mais próximos de um dos feriados mais esperados do ano: o Carnaval! Folia, trios elétricos, sol, calor, bebida e muita gente curtindo a maior festa brasileira.

O Brasil para no Carnaval. Dizem até que o ano só começa depois dessa folia, são festas e mais festas ao longo de todo o país. E com toda essa agitação, é preciso ter cuidado com o corpo, afinal, nem todo organismo está preparado para essa rotina mais acelerada em dias de festa.

Se você vai comemorar todo o Carnaval, deve se preparar ainda mais, porque isso é como uma maratona. Para aguentar esses dias de maneira saudável e aproveitar ao máximo toda a alegria que essa festa oferece, é importante que você se prepare para esses dias.

Preparamos um guia completíssimo para você se preparar e festejar o Carnaval. Confira as dicas:

Antes do Carnaval

Prepare o seu corpo para o Carnaval. É claro que você não precisa fazer como as passistas das escolas de samba e passar o ano inteiro se preparando para a comemoração, mas é fundamental que você reserve uns dias – pelo menos uma semana – para se cuidar.

Cuidado com a alimentação

Os dias durante o Carnaval, em geral, são regados a muito álcool, muita bebida e pouca comida. Isso pode causar, além da ressaca, problemas no estômago e no fígado. Ninguém quer vomitar no meio bloco, né?

Prepare o seu organismo para receber uma dieta mais leve. Insira alimentos de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras. Evite alimentos pesados, gordurosos e industrializados. Alimentos como esses exigem do organismo uma digestão mais lenta, então o corpo fica cansado e indisposto para atividades agitadas.

Hidratação

O ideal para o ser humano é ingerir, diariamente, cerca de 2 ou 3 litros de água por dia, mas a gente sabe que isso quase nunca acontece. Pelo menos na semana que antecede o carnaval, procure manter com rigor essa média. Não precisa ser, necessariamente, apenas água. Você pode intercalar sucos naturais durante o dia.

Pratique atividade física

Ás vezes, as pessoas não percebem, mas a gente faz muito exercício no Carnaval, se o seu corpo não estiver acostumado, você não aguentará nem o segundo dia de folia, já que estará com muitas dores nas pernas e nos braços.

Por isso, antes de iniciar a folia, pratique alguma atividade física, principalmente aeróbica. Faça caminhada, corrida, alongamento, natação, bicicleta. Enfim, são inúmeras as opções de exercícios. Isso vai aumentar a sua resistência e te deixar mais disposta para se divertir a vontade.

Durante o Carnaval

Enfim, o dia tão esperado chegou! Confira as dicas a seguir para aproveitar a festa!

Não se esqueça do protetor solar

Estamos no verão, muito calor, muito sol e exposição. Para evitar queimaduras, manchas na pele, envelhecimento precoce e manter a sua pele saudável, utilize um bom protetor solar. Não se esqueça de reaplicá-lo, ok?

Inclusive, preparamos um artigo especial sobre tipos de filtro solar. Confira aqui e descubra qual é o protetor ideal para o seu tipo de pele.

Olha, olha, olha a água mineral

Sim! Se bebe muito no Carnaval, mas essas bebidas são alcoólicas. Para evitar desconfortos, ressaca, alto nível de álcool no sangue e até mesmo passar vergonha vomitando na festa ou na rua, intercale as bebidas com água.

Além de evitar uma situação super desconfortável, você ainda mantém o seu corpo hidratado. Com o calor, bebidas e intensas atividades físicas, beber água é imprescindível para eliminar do organismo as toxinas do álcool.

Não deixe de se alimentar

Para a dieta durante o Carnaval, invista em saladas, frutas e verduras, mas também em carboidratos – sem fritura – para ter muita energia nos dias de festa. O seu corpo também vai precisar de proteínas. Você precisa comer carne, mas pode trocar carnes vermelhas pelas brancas, como frango e peixe.

Cuidado com a fantasia

Se for usar fantasias, evite aquelas muito apertadas e com tecidos sintéticos. Isso porque, com o calor, a tendência do corpo é suar muito. Com o tecido sintético, a pele não “respira” e pode causar brotoejas. Além disso, uma roupa muito apertada pode te deixar desconfortável para curtir toda a maratona do Carnaval.

Atenção à maquiagem

Não se esqueça de testar todas as maquiagens que você for utilizar no Carnaval, principalmente glitters e tintas corporais. Isso evita qualquer alergia que possa colocar a saúde da sua pele em risco ou estragar a sua curtição.

Quando for usar maquiagem nos olhos, o cuidado deve ser redobrado. Não utilize colas para cílios postiços de segunda linha, isso pode danificar os seus cílios, além de causar irritações nas pálpebras e até mesmo dentro dos olhos.

Dica importante: caso entre glitter no seu olho, não esfregue! Se você coçar o seu olho, pode acabar riscando a córnea. Utilize bastante soro fisiológico até o desconforto passar.

Depois do Carnaval

Depois de dias intensos com muita festa, folia e bebida, é hora de deixar o corpo descansar e se recuperar. Deixe, pelo menos, um dia para se dedicar a isso.

Descanse

Você precisa recuperar energia. Então, durma bastante, faça massagens nos pés e pernas para melhorar a circulação, repouse, não faça nenhum esforço físico muito grande.

Continue se hidratando

Esse é o momento de dar uma pausa no álcool. Invista em sucos, águas e chás. Deixe o seu organismo eliminar as toxinas do álcool e se hidratar. Cuidado com a desidratação ou a queda da glicose.

Alguns chás, como carqueja e boldo, ajudam a recuperar o fígado. Vale a pena ingeri-los depois dos dias de festa. É saudável e o seu corpo agradece!

Ainda é preciso estar atento à alimentação

Evite alimentos gordurosos. Seu corpo precisa de uma dieta leve. Nada que exija do organismo grandes esforços. Aposte em fibras, carboidratos e proteínas leves. Coma frutas, verduras, legumes, sopas, caldos, alimentos integrais e carnes brancas.

Cuidado com o rosto

Depois de dias intensos, a sua pele precisará de cuidados extras. Faça uma esfoliação para renovar a pele e aumentar a circulação. Fazer compressas também ajudará a renovar a face.

Agora você já está pronta e preparada para curtir o melhor do Carnaval!  Caso tenha alguma emergência, ligue para 192. E se você precisar fazer alguma denúncia em situação de violência contra mulher, basta ligar para 180.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Telefone: (45) 3028-9595
WhatsApp: +55 45 99800-5816
Rua Leodoro Fernandes, 101
Sala 06 em Foz do Iguaçu-PR