fbpx
Close
Ligue-nos: (45) 3028-9595
Siga-nos:
Tudo o que você precisa saber para escolher o protetor solar ideal!

Tudo o que você precisa saber para escolher o protetor solar ideal!

Fator FPS, PPD, efeito blur, mineral, hipoalergênico, sérum, mousse e mais uma infinidade de marcas pode acabar confundindo quem procura o filtro solar ideal. O cuidado com a pele deve ser frequente mesmo após o verão. A incidência dos raios pode causar desde lesões leves até mesmo câncer. Para uma proteção real, é preciso conhecer o seu tipo de pele e qual é a ação de cada tipo de filtro solar.

Entenda de uma vez por todas quais são os tipos de protetor solar e quais são as funções de cada propriedade para definir a melhor proteção para a sua pele e curtir o verão sem qualquer preocupação!

Os tipos de pele

 

O protetor solar garante a saúde da pele. É preciso reaplicar uma camada do filtro solar a cada duas horas e após sair da água, seja ela do mar ou da piscina.

A pele pode ser classificada em oito tipos diferentes. Confira, a seguir, a descrição de cada uma delas para identificar qual é o seu tipo. Essa é a primeira característica a ser considerada na hora da escolha do protetor solar.

Pele seca: A pele seca é aquela áspera, incapaz de reter água e que não apresenta sebo. Ás vezes, a pele seca é a pele desidratada. Ela não possui brilho e tende a envelhecer mais rapidamente.

Pele oleosa: A pele oleosa produz muito sebo. Está sempre brilhando, úmida e dá uma sensação pegajosa. Em geral, possui cravos e espinhas.

Pele mista: A pele mista apresenta muita oleosidade na famosa zona T (testa, nariz e queixo). As outras áreas costumam ser mais secas, mas nada em excesso, já que a hidratação é natural.

Pele normal: É uma pele extremamente equilibrada. Ela possui aspecto aveludado, macio, fino e flexível. Os poros da pele são quase imperceptíveis.

Pele sensível: Como o próprio nome já diz, é uma pele muito sensível e alérgica.

Pele clara: É a pele que queima com facilidade e que dificilmente fica bronzeada.

Pele claríssima: Sempre vermelha, nunca bronzeada. Essa é a pele claríssima. Ela também é mais suscetível à irritação.

Pele morena: Esse tipo de pele é fácil de bronzear. Além disso, os efeitos do fotoenvelhecimento são quase imperceptíveis!

Tipos de protetor solar

Já conseguiu identificar qual é o seu tipo de pele? Ótimo! Vamos para o próximo passo agora: os tipos de protetor solar. Existe uma variedade de filtros solares hoje em dia e, com o passar do tempo, mais e mais produtos são lançados no mercado. Mas o que cada um significa? Saiba agora!

Creme: este tipo de protetor é mais resistente e também possui propriedade hidratante.

Fluido: é aquele que possui uma textura mais líquida e com rápida absorção.

Sérum: também é líquido e possui rápida absorção, como o fluido, a diferença é que ele fica mais imperceptível na pele.

Air gel: controla a oleosidade, mantém um aspecto limpo, e minimiza os poros abertos. Também conhecido como efeito photoshop.

Mousse: possui o efeito de um primer e toque aveludado.

Oil free: são filtros que não possuem substâncias oleosas, têm rápida absorção e mantém a pele seca.

Bruma: é o famoso filtro solar de spray. Hidrata e mantém a pele suave.

Hipoalergênico: promove proteção e não provoca alergia.

Fator FPS e PPD

O fator FPS já é bastante conhecido entre os brasileiros. É ele quem protege dos raios UVA e vem indicado com destaque nas embalagens dos protetores. Quanto maior o fator FPS, maior a proteção oferecida.

Já o PPD, fator pouco conhecido pelos brasileiros, promove proteção contra os raios UVB, presentes em todas as estações do ano. Ele deve possuir pelo menos um terço do fator FPS para oferecer uma proteção adequada.

Qual é o filtro solar mais adequado para a minha pele?

Na hora de escolher a proteção ideal para você, não deixe de considerar o fator FPS e PPD. Eles são fundamentais para manter a sua pele saudável e protegida.

Depois de explicar quais são os tipos de pele e de protetor solar, organizamos aqui todas as informações. Confira:

Pele seca: filtro solar em versão creme, com água e óleo na sua composição. Dessa maneira, você mantém a sua pele hidratada e ajuda a repor os nutrientes necessários para mantê-la saudável.

Pele oleosa: invista em protetores com texturas leves, como air-gel, sérum, mousse e oil-free. Eles ajudam a controlar a oleosidade da sua pele e não obstruem os poros.

Pele mista: a pele mista pode ser protegida com um filtro sérum, spray ou creme. São mais resistentes à água e ao suor.

Pele normal: você pode seguir as mesmas instruções que a pele mista. Esse tipo de pele não possui muito segredo. É possível investir até em uma textura mousse, para manter a pele aveludada.

Pele sensível: Nesse caso, o ideal é adquirir um protetor hipoalergênico. Dessa maneira, você evita qualquer irritação ou alergia em sua pele.

Pele clara: É indicado, para quem tem a pele clara, utilizar FPS entre 30 e 60.

Pele claríssima: É uma pele muito sensível ao sol, por isso, invista em um alto fator FPS, como 60 a 80.

Pele morena: É uma pele que bronzeia muito, você pode escolher um protetor com fator mais baixo, como o 20, por exemplo. Ainda que seja uma pele mais resistente, não deixe de utilizar o filtro solar.

Não se esqueça de reaplicar a cada duas horas e não economize na camada, afinal, estamos falando da saúde da sua pele. Agora basta identificar a sua pele, escolher uma das opções e curtir o verão!

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Telefone: (45) 3028-9595
WhatsApp: +55 45 99800-5816
Rua Leodoro Fernandes, 101
Sala 06 em Foz do Iguaçu-PR